Instituição

HISTÓRIA DO NÚCLEO DE ESTUDOS ESPÍRITAS ELIAS E ESTÊVÃO

DEUS QUER, O HOMEM SONHA, A OBRA SE REALIZA.”

 

O Núcleo de Estudos Espíritas Elias e Estêvão é resultado do querer de Deus. A ideia da construção material da casa, partiu do plano espiritual através dos benfeitores da Luz que trouzeram a boa nova. Certo dia, no início da tarde, em meados do ano de 2013, em uma residência humilde na cidade de Baraúna/RN, adetrou no recinto da sala, irmãos espirituais para mostrar o local aonde devia ser constuída a casa assistencial espírita, neste município. Os mesmos retornaram à noite, e se aproximaram mais uma vez da trabalhadora espírita, Roseni Maria Pereira Oliveira, para ditar, por inspiração, a planta baixa da instituição. Após diversas tentativas chegaram ao rascunho final da obra, concluindo assim o trabalho naquela noite. No dia seguinte, logo pela manhã, a irmã foi mandada ao seu computador para transferir o desenho e acrescentar outros detalhes na obra.

Passado algum tempo, a trabalhadora foi conversar com o dono das terras indicadas pela Espiritualidade, para negociar a compra do lote aonde devia ser construída a instituição. O proprietário do terreno, Dr. Elano Cantídio de Medeiros, médico e fundador da Clínica Oitava Rosado, em Mossoró, doou a terra após a trabalhadora relatar o motivo que a levara a conversar com ele, naquela tarde. Curioso com a história relatada, e após alguns questionamentos, ele fez a doação para que a casa fosse construída.

Em seguida, iniciou-se o processo de desmembramento do terreno, que durou três anos. Com a ajuda de alguns amigos, conseguimos fazer a topografia da área, juntando também as documentações exigidas pelo INCRA, Cartório de Baraúna, Receita Federal e Prefeitura Municipal de Baraúna.

Em 20 de Julho de 2014, conseguimos reunir um grupo de irmãos confrades, do Movimento Espírita de Mossoró, e mais alguns simpatizantes baraunenses, para darmos início ao processo de registro de pessoa jurídica do NEEEE. Neste mesmo dia, realizamos o nosso primeiro Evangelho Espírita da Casa Elias e Estevão, iniciando-se, assim, as atividades de Estudo do Evangelho, às 17:00 horas, aos domingos a tarde, no pátio da residência da referida irmã, acima citada. Na primeira diretoria executiva tivemos como presidente e vice-presidente, respectivamente, a irmã espírita Roseni Maria Pereira Oliveira e o trabalhador da Seara Espírita Mediúnica, Renato Silva de Castro, que sempre esteve presente na assistência e amparo, auxiliando na proteção espiritual da Nossa Casa.

Do ano de 2015 até meados de 2020, realizamos o bazar solidário na residência da referida trabalhadora e, também, na feira pública municipal, para juntar recursos financeiros que custearam as despesas geradas no processo de desmembramento territorial, e também, a obra de construção da sede. No trabalho da seara, contamos sempre com a dedicação do confrade espírita Jorge Luís Ferreira de Jesus, que em todos os momentos tem auxiliado em todas as atividades da Casa. Gratidão também aos amigos do Movimento Espírita de Mossoró e região, especialmente da Casa do Caminho, que sempre doou material para garantir a realização do bazar que gera renda para o NEEEE, até os dias atuais.

Ao longo dos anos, sofremos muitas influências negativas por parte da comunidade, intolerante aos preceitos da Doutrina Espírita, que tinha como objetivo barrar o desenvolvimento do trabalho e a construção da casa espírita, mas com as bênçãos de Deus e de Jesus, e de muitos doadores espíritas, e amigos (encarnados e desencarnados), conseguimos erguer parte da sede, em 2019, após enfrentar um longo processo de dois anos para conseguirmos a autorização para iniciar a obra, tendo em mãos o alvará de construção.

No início de 2020, iniciamos as atividades na sede. São oferecidas as seguintes atividades: Estudo e Explanação do Evangelho Segundo o Espíritismo, Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE), Palestras Públicas e o Bazar Solidário, que funciona, no salão de atividades, temporariamente. O objetivo da instituição é desenvolver atividades de assistência social e espiritual com a comunidade carente, envolvendo crianças, idosos e jovens.

Para simplificar o entendimento, a Casa Elias e Estêvão é o nome de fantasia do Núcleo de Estudos Espíritas Elias e Estêvão, representando não só o Centro, propriamente dito, mas toda sua história espiritual dos mentores que leva o nome da instituição e, que planejaram esta obra nas esferas espirituais superiores.